terça-feira, 24 de setembro de 2013

Depreciação Soma de digitos

DEPRECIAÇÃO: Método da Soma dos Dígitos dos Anos usando a HP 12C

Desde os primórdios que a humanidade tem feito uso de ferramentas para auxiliar no desenvolvimento das mais diversas atividades de sua vida, na busca tanto de amenizar o esforço necessário à realização de processos laboriosos quanto na tentativa de que sejam executados de maneira mais eficiente.

Especialmente nas áreas econômica e financeira são nitidamente visíveis os benefícios de se utilizar ferramentas desenvolvidas especificamente para facilitar o desempenho de procedimentos desses âmbitos tal que em visões mais ampliadas pode-se chegar a afirmar que sem o avanço tecnológico dos últimos séculos não seria possível formar uma economia tal qual é conhecida hoje.

A Contabilidade tem seu papel tecnicista, porém é inegável que há muito esta já extrapolou os limites de um simples sistema de procedimentos que auxiliam os setores financeiro e econômico e se tornou realmente uma ciência, e esta sim que faz uso desse aspecto. Utiliza-se de técnicas e utensílios de modo que se possa confiar-lhes, em segundo plano, determinados atos acessórios para que permitam concentrar-lhe nos que lhe são verdadeiramente essenciais.



CALCULADORA FINANCEIRA HP 12C

Entre as muitas ferramentas desenvolvidas para atender ao setor destaca-se a calculadora financeira HP 12C, um equipamento já consolidado no mercado há mais de duas décadas pela sua grande utilidade na realização de cálculos, com funções especialmente desenvolvidas para auxiliar em áreas como: Contabilidade, Economia, Estatística e Finanças.

Esta calculadora é programável, permitindo que procedimentos complexos sejam automatizados através da criação de rotinas específicas de modo que possa atender aos usuários que tenham necessidades que vão além das funções pré-programadas. Entretanto, ela já foi desenvolvida visando determinado nicho de usuário, sendo assim traz consigo as principais técnicas, por eles utilizadas, disponibilizadas através das suasger funções principais, este é o caso da Depreciação, que a HP 12C tem funções específicas para calcular mediante o uso de três métodos:
a) SL - Straight Line, Depreciação pelo método Linear;
b) SOYD – Sum of Years Digits, Depreciação pelo método da Soma dos Dígitos dos Anos;
c) DB – Declining Balance, Depreciação pelo método do Balanço em Declínio ou Saldo Decrescente.

Essas funções estão classificadas na calculadora dentro do grupo das funções f, que são aquelas identificadas pela cor laranja. Para serem acessadas pressiona-se um botão na cor laranja, escrito f, e em seguida aperta-se a tecla correspondente a função desejada. As funções que permitem o cálculo da depreciação são identificadas pelos símbolos: SL, SOYD e DB.


DEPRECIAÇÃO

A Depreciação é um fenômeno contábil aplicado aos bens tangíveis, com exceção de alguns ressalvados, que expressa uma redução no seu valor devido ao desgaste pelo uso, ação da natureza ou por obsolescência, de modo que seja expresso o real valor que se possa esperar recuperar quando da venda do ativo (KANITZ et al., 2010).

O valor que se espera recuperar após o período no qual o bem será depreciação, caso se espere algum, é o seu valor residual. A diferença entre o custo de obtenção e o valor residual representa o montante a ser depreciado e o tempo no qual este processo deverá ocorrer deve coincidir com a sua vida útil estimada.

MÉTODO DA SOMA DOS DIGITOS DOS ANOS

O método de cálculo da depreciação pela soma dos dígitos dos anos é também conhecido por Método da Soma dos Algarismos dos Anos, ou simplesmente pela sua siga, em inglês, SOYD.

Este método consiste em encontrar uma cota que varia de acordo ao sentido a ser aplicada, crescente ou decrescente. O sentido decrescente permite maior uniformidade nos custos globais (IUDICIBUS et al., 2010, p. 252), sendo o mais utilizado, já que o decréscimo na cota de depreciação compensa os encargos de manutenção e reparos dos bens, que são menores quando estes são novos e tendem a aumentar com o decorrer do tempo.

Podem-se obter os valores das cotas anuais e a partir destas obter as cotas duo decimais, já que a depreciação deve ser aplicada, geralmente, mês a mês, ou simplesmente obter os valores em períodos mensais, este cálculo é facilitado ao utilizar a calculadora financeira HP 12C.

O cálculo das cotas deve ser feito pela multiplicação do valor a ser depreciado, por uma fração onde o numerador é o número referente ao índice do período a ser calculado dentro de sua série e o denominador é o valor resultante da soma de todos os números a partir do número 1 até a quantidade de períodos de vida útil do bem, por exemplo, para um bem a ser depreciado pelo período de 5 anos:

1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15

No caso de aplicar o método no sentido decrescente, por este período, a um bem cujo custo seja de $ 10.000,00, têm-se as cotas anuais:

 

Período
Cálculo
Cota Anual
Saldo a Depreciar
1
5 / 15 x $ 10.000,00
$ 3.333,33
$ 6.666,67
2
4 / 15 x $ 10.000,00
$ 2.666,67
$ 4.000,00
3
3 / 15 x $ 10.000,00
$ 2.000,00
$ 2.000,00
4
2 / 15 x $ 10.000,00
$ 1.333,33
$ 666,67
5
1 / 15 x $ 10.000,00
$ 666,67
$ 0,00
SOMA
$ 10.000,00


Tabela 1: Exemplo de Cálculo de Depreciação pelo Método SOYD


USANDO A CALCULADORA FINANCEIRA HP 12C PARA CALCULAR A DEPRECIAÇÃO

Os mesmos cálculos do exemplo anterior são calculados usando a calculadora financeira através dos seguintes passos:

Para iniciar os cálculos devem ser limpos os registradores financeiros, para isso o procedimento é digitar na seqüência as teclas: f + FIN
 
Atribuir os dados nos registradores financeiros:
valor a ser depreciado deve ser inserido no registrador correspondente ao Valor Presente - PV: 10000 PV

O número de períodos a ser calculado de ser atribuído ao registrador n: 5 n

Para se calcular o valor a ser depreciado no período, informa-se o mesmo e em seguida usa-se a função SOYD, por exemplo, para saber obter os valores referentes ao segundo período: f SOYD

O valor obtido deverá ser 2.666,67, este é o valor a ser depreciado no período. A calculadora obteve ainda o valor que ainda deverá ser depreciado no futuro e, para visualizá-lo, basta utilizar a tecla x≷y

Caso seja esperado algum valor residual, este deve ser informado ao registrador financeiro de Valor Futuro – FV:2000 FV
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar de utilizar uma forma de operação diferente da maioria das calculadoras utilizadas no ambiente contábil, assim que o profissional compreende o mecanismo manipulação dos registradores e se adapta ao estilo, tem-se uma poderosa ferramenta para auxiliá-lo na prática de suas atividades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Equipes de professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória. - 11ª ed. - São Paulo: Atlas, 2010.
FIPECAFI; FEA/USP - IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariolvaldo dos. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as sociedades. - 1. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.
Fonte: