domingo, 3 de março de 2013

Contabilidade de Custos


INVESTIMENTOS – São chamados de investimentos todos os sacrifícios feitos para aquisição de bens ou serviços (gastos) “estocados” nos ativos da empresa. Podem ser diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a de matéria prima é um gasto temporariamente como investimento circulante; o custo de uma maquina se transformam em investimento permanente, as ações adquiridas de outras empresas é gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade a aquisição.
CUSTOS – São gastos realizados com o objetivo de obter um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo é uma espécie de gasto, que representa todos os componentes necessários à fabricação de novos produtos ou serviços. Tudo que uma empresa gasta para produzir um bem ou serviço é classificada como custos.
DESEMBOLSO – É o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço ou, ainda, da quitação de uma obrigação. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada. Representa a saída do numerário da empresa.
DESPESAS – São bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Reduzem o Patrimônio Liquido e apresentam a característica de representar sacrifícios para obtenção de receitas; ao serem deduzidos das receitas, fazem aparecer lucro ou prejuízo.
PERDAS – São bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária. Não se confunda com despesas (Muito menos com custos) exatamente pela característica de anormalidade e involuntariedade. Não são sacrifício feito com a intenção de obter receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.
GASTOS – É o sacrifício financeiro com o qual a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer, representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos ( normalmente dinheiro). Só existe gasto no ato da passagem parta a propriedade da empresa do bem ou serviço.
Fonte : Contabilidade de custos – Editora  Edipro pagina.: 19,20 e 21.


Nenhum comentário :

Postar um comentário